Quem somos

“Uma poética do encontro para criação e expressão artística
motivada pela ética da troca, do compartilhamento e da investigação teatral”

A Associação Pano de Roda, antes Teatro Terceira Margem, atua nas áreas de teatro, circo e redes comunitárias a partir dos princípios da colaboração, da dedicação artística e da busca pela justiça social. Com o objetivo de promover criação, fruição, capacitação, intercâmbio e sustentabilidade, a entidade promove processos criativos, apresentações, encontros, oficinas e ações em rede. 

Criada em 2003, a associação tem trabalhado de forma itinerante em cidades do interior de Minas Gerais. A partir de uma metodologia de criação e produção colaborativas, dialoga com artistas e grupos cênicos, setores públicos e privados, comunidades e público espectador. Está sempre em busca de novas modalidades para o ofício artístico que não dependam dos mercados e circuitos culturais tradicionais. Os projetos e iniciativas têm sido viabilizados através de articulações em rede, Leis de Incentivo à Cultura, prêmios e outros apoios. 

Com mais de 20 anos de atuação, a Pano de Roda promoveu mais de 2.000 apresentações, 300 oficinas e encontros, circulou em mais de 60 cidades brasileiras de 5 estados e 14 cidades estrangeiras de 3 países. Abrangeu mais de 200 mil espectadores, 6 mil participantes e 250 artistas convidados provenientes de 60 grupos teatrais e circenses. A maioria das ações acontece em espaços públicos, como praças e parques, com acesso livre e gratuito, envolvendo pessoas de diversas idades e realidades sociais. 


Equipe
Diretora-Presidente: Júnia Rocha Bessa 
Diretor administrativo-financeiro: Cristiano Enéas Moreira Pena 
Sócios efetivos: Maria Helena Villefort Campos e Maria de Fátima Rocha Bessa

Parceiros:
Assessoria contábil: Inforgrupo Sistemas
Assessoria em prestação de contas: Raquel Silveira
Fotografia: Markus Câmara
Artistas e grupos cênicos: Circo Aloma, Circo Olímpico, Dimir Viana, Markus Câmara, Cícero Silva, Sula Mavrudis e vários colegas
Gentil  e respeitável público!